quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O loendro e as auto-estradas

Na vida e na natureza, a beleza e o perigo andam algumas vezes de mão dada. É o caso do loendro. Uma frondosa flor rosa ou branca que alegra jardins, campos, caminhos, estradas e auto-estradas e que é extremamente venenosa. Uma simples folha é tão tóxica que ingerida pode matar qualquer pessoa. Respeitando a sua identidade mortífera e apreciando a sua beleza sem lhe tocar, tudo é maravilhoso. Ignorando-a, habilitamo-nos a sofrer violentamente.
Esta planta é muito resistente e tem flor durante grande parte do ano. Talvez por isso seja tão utilizada nos separadores centrais das auto-estradas. Talvez também para nos lembrar que devemos respeitar certas regras para podermos continuar a contemplar e saborear este mundo fabuloso, colorido de fascinantes cheiros, sons, cores e sabores.
Com chuva ou nevoeiro devemos abrandar a velocidade pois pode haver um obstáculo fora do campo de visão habitual e fora do controlo normal da nossa forma de conduzir. E, atenção, abrandar pode querer dizer passar de 120 Km por hora para 40 ou 50, respeitando as regras da natureza.
Votos de uma bonita viagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário